• Bizcourse

Guia definitivo de como aprender um idioma

Veja nesse post um guia de como aprender um idioma, mas sem esperar milagres.


Com 35 anos de experiência dando aulas de inglês, vejo que, de um tempo para cá, as pessoas querem e esperam aprender um idioma quase que por um milagre / osmose, ou até mesmo dormindo e sem qualquer tipo de esforço ou comprometimento. Triste, muito triste.

O mundo mudou, as necessidades mudaram, mas não vamos deixar a ignorância tomar conta dessa mudança e nem da necessidade, certo?

Vejo de tudo pela internet e fora dela no que diz respeito a ensino / aprendizagem de idioma. Desde métodos e abordagens mirabolantes para tornar um ser fluente em 4 meses, professores que sabem gírias de rua e nada muito além disso e até método de torne-se fluente enquanto dorme. Incrível não?

O que é ser fluente em um idioma?


Ser fluente em um idioma, obviamente, vai depender de como, onde e porque você vai usá-lo. Tenha sempre em mente o objetivo pelo qual você aprenderá o idioma. Trabalho? Você não poderá falar um idioma de forma "indígena'. Precisará de um bom vocabulário e um bom uso da estrutura do idioma. Uma viagem ou outra? "sobreviver" no idioma será sem problemas, desde que você entenda e consiga ser entendido /a no idioma. Nada de vocabulário e estruturas rebuscadas. Vai prestar um exame de proficiência no idioma? Dependendo do nível do idioma, você precisara estudar e muito. Ter vocabulário, gramática, escrita e oral impecáveis.

Numa geral, ser fluente é a capacidade que você tem de comunicar-se em outro idioma naturalmente, seja qual for a situação.


Em quanto tempo fico fluente?


Novamente aqui depende do seu objetivo com o idioma, mas uma coisa é certa. Sem seu comprometimento em estudar e praticar o idioma, você não será fluente nunca independente de seu objetivo. Você precisa estudar o idioma, praticar, errar, estudar novamente e praticar.


O que engloba aprender um novo idioma


Para aprender um novo idioma você precisa ter em mente que:

a) milagre não existe, pelo menos nesse caso. Não acredite em promessas de ficar fluente em 3 semanas, 4 meses, 6 meses com duas aulas semanais. Veja bem que existe uma diferença em fluência e sobreviver no idioma!

b) saiba o SEU objetivo com o idioma. Vai usá-lo em trabalho? viagem? somente para acrescentar no seu currículo? Procure uma escola / professor que leve isso em conta.

c) você precisa estudar as 4 habilidades do idioma. As 4 habilidades são; ouvir, falar, ler e escrever e sim você precisa de gramática. é chato? muito, mas você só entenderá como "funciona" o idioma se estudar sua estrutura. Vocabulário é imprescindível se você quer comunicar-se. Só a gramática não adiantará. Entender? sim. você precisa aprender e desenvolver técnicas para entender o que etão falando com você, caso contrário não haverá comunicação, certo? Ler e escrever ajuda você a entender melhor e aumentar seu vocabulário no idioma, a não ser que você queira falar como "índio" .

d) passar um tempo no país do idioma estudado. Considero também essa opção excelente para quem pode fazer. Longe de brasileiros, viver a vida dia a dia no país o qual o idioma você está aprendendo. Sempre digo que ajuda e muito quando você vive a cultura do idioma aprendido. Isso facilita entender várias coisas sobre o idioma.

e) comprometa-se a aprender. Se você não comprometer-se formalmente em estudar, praticar, revisar, perguntar, você NUNCA aprenderá o idioma. Não espere milagre.


Pense sobre isso e boa sorte no seu aprendizado de um novo idioma.


Cursos de inglês online de acordo com sua necessidade? Veja aqui

Contato

Whatsapp: 41 99652-4936

© 2018 by ITG. Proudly created with Wix.com

  • LinkedIn ícone social
  • Facebook ícone social
  • Instagram